• EN
  • Imprimir
Você está em: Início > Informação sobre Candidaturas > Enfermagem Comunitária
Autenticação

Enfermagem Comunitária

Código Oficial: M227
Sigla: MEC
Descrição: O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Enfermagem Comunitária  tem  90  unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 3 semestres .
 
Habilitações:
Podem candidatar-se ao curso os titulares de Curso de licenciatura em Enfermagem ou equivalente legal. Serão selecionados de acordo com os critérios previamente definidos e divulgados pelo órgão legal e estatutariamente competente da Escola.

Objetivos:
O Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária visa promover o desenvolvimento pessoal e profissional na área da especialização do conhecimento em enfermagem, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, através da autoformação e da prática baseada na evidência. Objetivos: Desenvolver conhecimentos sobre o contexto da prática clínica;Identificar focos de atenção e intervenções adequadas no âmbito da promoção da saúde e da prevenção da doença;Colaborar no desenho e implementação de programas integrados de promoção da saúde; Desenvolver intervenções especializadas em enfermagem, integrando a família na equipa de saúde;Desempenhar o papel de perito na equipa de saúde na área de enfermagem especializada;Dinamizar a construção e difusão do saber;Contribuir para a melhoria do sistema de saúde e do nível de saúde da população; Estimular processos de mudança e inovação à luz do conhecimento científico e da investigação;Promover a capacidade de tomada de decisões éticas.

Perfil de Entrada:
São admitidos à candidatura para matrícula:
a) Os titulares de licenciatura, ou habilitação equivalente, em Enfermagem;
b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos em Enfermagem, organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, com a duração de 240 ECTS;
c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado em Enfermagem, pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Saúde;
d) Os detentores de um currículo escolar científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Saúde.

Metodologias:
Os elementos essenciais do processo ensino/aprendizagem radicam na formação reflexiva. O modelo reflexivo engloba três aspetos fundamentais: o conceito de que o profissional tem que ser eficiente e responder pelos seus atos; relação entre a teoria e a prática; importância da temática da reflexão e da educação para a reflexão. Neste sentido, é um modelo de autonomia, participação/inovação e qualidade, permitindo ao estudante desenvolver e/ou adquirir os instrumentos conceptuais e as competências necessárias de modo a conceber/decidir os cuidados a prestar à pessoa/família em função de cada situação concreta. Como estratégia de aprendizagem preconiza, entre outras, a metodologia de trabalho de projeto. É essencial que o estudante possa desenvolver o seu processo de formação, de um modo articulado e coerente, que lhe permita adquirir os alicerces para construir o seu projeto pessoal de desenvolvimento profissional.

Perfil de Saída:
Nos termos do art.º 15º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24/03, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25/07 e do perfil de competências da Ordem dos Enfermeiros. A área de especialidade integra a teoria de enfermagem na teoria de saúde pública, que se traduz em práticas centradas na população e se destina a promover e preservar a saúde das comunidades.  Com este curso pretende-se habilitar o enfermeiro especialista em enfermagem comunitária com competências altamente especializadas nesta área clínica, de forma a responder a situações complexas que exigem diagnóstico, planeamento, intervenções de enfermagem e avaliação, numa perspetiva de saúde integrada. Por outro lado, porque detentor de conhecimentos científicos e técnicos adequados, o enfermeiro especialista em enfermagem comunitária orienta a sua ação por princípios humanistas e sentido de responsabilidade.

Saídas Profissionais:
Centros de Saúde, Hospitais, Instituições de Apoio Social, Empresas e outras.


DGES - Direção Geral do Ensino Superior
Mestrado - 2º ciclo
Acreditação e registo: Com Acreditação em 2017, por 1 ano
Limite de vagas fixado: 25
Registo inicial:R/A-Ef 227/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração:R/A-Ef 227/2011/AL01 de 18-08-2017


A3ES - Agência de Avaliação e Creditação do Ensino Superior
Acreditação A3ES


Relatórios de Direção de Curso
Ver documentos

Propinas: 1100 €

Diplomas

  • Enfermagem Comunitária
  • Enfermagem Comunitária

Não tem plano oficial público!